Notícias

28/05/2018

Em duas semanas a Seção de Transporte Aéreo da Casa Militar do Paraná transportou 37 órgãos para transplante

No período de 11 a 22 de maio, a Seção de Transporte Aéreo (STA) da Casa Militar do Paraná realizou diversas missões de transporte de equipes médicas para captação de 02 corações, 10 fígados, 18 rins, 03 pâncreas e 04 baços, totalizando 37 órgãos. Para os transportes foram utilizados os aviões Embraer EMB810 “Seneca”, PP-EUS e PP-EIK.

 

Na sexta-feira (11), a equipe apoiou a captação de dois rins em Cornélio Procópio, levando-os para Curitiba. No sábado (12), foi realizada a captação de um coração, fígado e rins em Foz do Iguaçu. O coração foi levado para Pato Branco e o fígado e rins foram transportados para Curitiba.

 

No domingo (13), com apoio do STA, as equipes médicas realizaram a captação de dois fígados e quatro rins, com destino a Curitiba. No aeroporto, a equipe e órgãos seguiram com o helicóptero Falcão do Batalhão de Operação Aéreas da Polícia Militar (BPMOA) para o hospital do Rocio, em Campo Largo, região metropolitana da capital.

 

Em Cascavel,  houve a captação de fígado, rins e pâncreas a quarta-feira (16). No dia seguinte (17), a equipe transportou dois baços para Londrina e retornou com fígado, rins e mais dois baços. Na sexta-feira (18), a equipe fez captação de um fígado em Florianópolis (SC), transportando para Curitiba, onde um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal aguardava para levar ao hospital do Rocio.

 

No sábado (19), houve o transporte de fígado e rins de Campo Mourão e de Cianorte foram transportados fígado, rins, pâncreas e coração. Nesse transporte houve o apoio do avião Falcão 06 (Baron) do Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BPMOA). Os órgãos de Campo Mourão e Cianorte foram levados para Curitiba.

 

Na segunda (21), houve a captação de fígado, rins e pâncreas na cidade de Londrina para Curitiba. Na terça-feira (22), mais um fígado foi captado em Cianorte e levado para Curitiba. Foram 11 dias dedicados ao transporte de equipe médicas e de órgãos para transplantes.

 

A Seção de Transporte Aéreo da Casa Militar do Paraná opera atualmente, um C-208B Grand Caravan, dois aviões Seneca III, um avião King Air 350 da COPEL (empresa de energia) e um helicóptero EC130B4.

 

Postado por Sara Carvalho, Assessoria de Comunicação CEPED/PR

Fonte: https://www.pilotopolicial.com.br/em-uma-semana-a-secao-de-transporte-aereo-da-casa-militar-do-parana-transportou-24-orgaos-para-transplante/

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.