Seção de Transporte Aéreo

BRASAOSTA - Seção de Transporte Aéreo – órgão da Casa Militar, pertencente a Divisão de Transporte e Manutenção, é o departamento responsável pela manutenção e administração das aeronaves pertencentes e operadas pelo Governo do Estado do Paraná.

Desta forma atende ao executivo e seu secretariado em caráter oficial, priorizando o atendimento a Central de Transplantes.

O meio aeronáutico trabalha diretamente com vidas humanas, com material de alto custo e elevados gastos operacionais. Desta modo, o nível de qualidade exigido da indústria aeronáutica, dos serviços de manutenção e dos operadores, também sempre deve ser o mais elevado possível.

Toda aviação civil brasileira é regida pelo Código Brasileiro de Aeronáutica, o qual emana das leis internacionais de regulamentação da aviação civil mundial, regidas pela Convenção de Chicago e representadas na figura da OACI - Organização Internacional de Aviação Civil, que tem como representante brasileiro a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, a autoridade que regulamenta e fiscaliza a aviação no Brasil. As normas que regem a operação do transporte aéreo são extremamente claras e dispostas ao público. A Seção de Transporte Aéreo enquadra-se nas determinações do RBHA 91, por definição, ou seja, é operadora de transporte aéreo privado. 

Quanto a sua parte operacional, a STA é regida por regulamentações aeronáuticas, como em RBHA’s – Regulamentos Brasileiro de Homologação Aeronáutica, RBAC´s – Regulamento Brasileiro de Aviação Civil, IAC’s – Instruções de Aviação Civil, NSMA’s – normas de Segurança de Voo estabelecidas pelo SIPAER, entre tantas outras legislações pertinentes, o conformação e a gerência das atividades e operações que desenvolve.

A Seção de Transporte Aéreo mantém um Centro de Controle Técnico de Manutenção – o CTM, para o controle de horas voadas pelas aeronaves e manutenções realizadas nas mesmas, o que facilita o trabalho de controle dos gastos públicos e principalmente, é a estrutura inicial necessária e já existente para implantação da manutenção homologada no hangar, utilizando a prerrogativa do credenciamento de mecânicos de manutenção de aeronaves. O CTM dispõe ainda de Biblioteca Técnica equipada e atualizada, em condições de oferecer suporte teórico e técnico às manutenções realizadas.


Toda estrutura fica subordina a chefia da Seção de Transporte Aéreo enquanto operador – que atualmente é ocupada pelo Maj. Alcir José Proença.


ESTRUTURA FUNCIONAL


ESTRUTURA ORGANIZACIONAL


Recomendar esta página via e-mail: