Cerimônia em comemoração aos 95 anos da Casa Militar 01/03/2023 - 17:52

Nesta data, a Casa Militar do Paraná comemorou seus 95 anos com uma cerimônia de entrega das medalhas Guardiões do Palácio Iguaçu e de Mérito da Casa Militar. O evento ocorreu no Palácio Iguaçu, com a presença do Exmo. Sr. Vice-Governador Darci Piana e do Chefe da Casa Militar, Tenente-Coronel Sérgio Vieira Benício.

O Vice-Governador, o Chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, o Secretário de Segurança Pública, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, além de outras autoridades civis e militares receberam a Medalha Guardiões do Palácio Iguaçu. É um reconhecimento pelos serviços prestados, principalmente àqueles que atuam na segurança das autoridades e na proteção das instalações da sede do governo estadual.

Já a medalha de Mérito da Casa Militar, que distingue militares estaduais e federais, civis e instituições públicas ou privadas que tenham se destacado por relevante participação nas atividades da Casa Militar, foi concedida na cerimônia ao Secretário da Fazenda, Renê Garcia Júnior, ao Diretor-Geral da Casa Civil, Luciano Borges dos Santos, ao Deputado Estadual Hussein Bakri e ao Prof. Wilson de Matos Silva, Fundador da Unicesumar.

Entre os militares, receberam a medalha da Casa Militar o Comandante-Geral da PMPR, Coronel Sérgio Almir Teixeira, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Manoel Vasco de Figueiredo Júnior, o Subcomandante-Geral da PMPR, Coronel Paulo Henrique Semmer e o Chefe do Estado-Maior da PMPR, Coronel Waldick Alan de Almeida Garrett. Além deles, militares da CM e de outras unidades da PMPR também foram agraciados.

Durante o evento, também foi homenageado o cão de faro Eiko, um pastor-belga-malinois de três anos e meio, do Batalhão de Polícia Rodoviária, que participou da maior apreensão de armas de fogo do Estado. Em 18 de janeiro deste ano, em Iporã, no Noroeste, juntamente com seus condutores, os soldados Pinheiro e Maia (também homenageados no evento), o cão encontrou diversas armas de fogo escondidas em um caminhão de origem paraguaia. Ao final da operação foram apreendidas 161 armas de fogo, sendo 125 pistolas, 21 espingardas calibre 12 e 10 fuzis.

Vida Longa à Casa Militar!

Últimas Notícias