Tipos de Trajes

Deve-se tomar um cuidado especial na escolha do traje a ser usado. Para tanto, leva-se em consideração os locais a serem visitados e a programação a ser seguida.

 

Traje: Esporte

Ocasiões: Viagens, Compras, Clubes, Praia

Ele: Camisa manga curta ou comprida sem gravata, "blazer" esportivo, meias e sapatos tipo mocassim, jeans. (blazer deriva do nome de um navio de guerra HMS blazer, cujo comandante insistia que a tripulação usasse paletós marinhos).

Ela: Calça comprida, saia e blusa, vestido tubo, jeans.

Traje: Esporte fino, Passeio, Tennue de Ville ou Traje de Calle

Ocasiões: Teatros, Cinema, Almoços, Jantares íntimos

Ele: À noite, terno escuro, gravata de seda. Antes das 18h, a calça pode ser esportiva e o blazer pode ou não ser acompanhado de gravata.

Ela: Tailleur de calça ou saia, vestido chemisier.

Traje: Passeio Completo ou Social

Ocasiões: Eventos bem formais: jantares, coquetéis, chás, casamento após às 18 horas, óperas, desfiles e grandes comemorações.

O termo Passeio Completo é utilizado exclusivamente para designar trajes masculinos com uso obrigatório de gravatas.

Ele: "Completo" significa com gravata, o terno deve ser de padrão único escuro, a camisa social, sapatos pretos e gravata.

Ela: Tailleur, pantalonas, vestidos de bons tecidos como seda ou casimira

Traje: Black-tie ou Texudo

Ocasiões: Formaturas, Casamentos, Jantares formais, Solenidades

Ele: "Smoking" - terno preto com gola de seda, camisa branca, usada com gravata borboleta e faixa de cetim preta (faixas e gravatas coloridas só para artistas). Black-tie significa gravata preta. Nos climas frios usa-se um sobretudo preto, de comprimento normal. São variantes do smoking o summer-jacket (branco) e o dinner-jacket (Branco ou azul claro). Não arrisque!

Ela: Habillé - Roupas em brocados, bordados, casimira, sedas, rendas. Transparências, decotes e fendas mais pronunciadas. As bolsas são pequenas, os sapatos de salto alto e as meias finas.

Habillé é o feminino de Black-tie.

Traje: Gala ou Rigor
(nunca antes da 18h00)

Ocasiões: Recepções (Gala)

Ele: De manhã ou tarde - fraque (pode ser usado por noivos e padrinhos no casamento) -calça listada, colete cinza ou preto, paletó igual ao colete. "meio-fraque" é uma variação do fraque, adotado no Brasil.
Obs.: Na presença de Chefe de Estado o colete deve ser preto. Noite: casaca - paletó preto com cauda bipartida, gravata borboleta branca e camisa de colarinho alto com pontas viradas.

Ela: Roupas em brocados, bordados, sedas, rendas, transparências, decotes e fendas mais pronunciadas.