Regras Básicas de Etiqueta

À Mesa
A organização de um almoço ou jantar é uma tarefa simples, desde que o responsável pelo evento estabeleça uma lista de providencias a serem tomadas.
Cardápio se possível deve levar em conta os hábitos e costumes do homenageado.

Providências:

  • Lista de convidados 
  • Convite por telefone
  • Preparação de cartões:
    • De mesa - cartão contendo o nome do convidado e que é colocado sobre o guardanapo em cima ou a frente do prato.
    • De braço - cartão entregue ao convidado a entrada com indicação do seu lugar a mesa.
  • Plano de mesa - croqui do salão com a disposição das mesas previamente nominadas, menu onde se apresenta o cardápio geralmente colocado a direita dos talheres.
  • Decoração
  • Escolha do cardápio
  • Montagem das mesas de acordo com a ordem de precedência 



TIPOS DE SERVIÇOS

à Francesa - é praticado em jantares formais e protocolares, o convidado é quem se serve. O prato é apresentado pelo garçom pela esquerda com os cabos dos talheres voltados para o convidado, e o convidado a seu gosto faz a sua seleção de iguarias. Neste serviço cada garçom serve de seis a oito convidados

à Inglesa - as guarnições vem servidas individualmente nos pratos e somente o prato principal é passado entre os convidados

à Inglesa Direto - o alimento é apresentado pelo garçom em travessas pelo lado esquerdo, o garçom serve diretamente o convidado, procurando distribuir harmoniosamente as guarnições e o prato principal no centro do prato. As senhoras são servidas primeiro.

à Inglesa Indireto - para este serviço a arrumação da mesa pode se limitar aos talheres, copos, guardanapos e souplats. O prato principal fica na mesinha auxiliar ao lado da mesa do convidado onde é preparado o prato. Este serviço exige dois garçons e o prato é colocado pela direita do convidado.

à Americana - apesar de sua natureza informal, um jantar americano pode ser tão elegante quanto um jantar formal. O serviço à americana utiliza-se de buffet, observando-se uma sequência na arrumação para oferecer aos convidados maior conforto na hora de se servirem. Guardanapos, pratos a serem servidos cada qual com os talheres necessários para servir, pãezinhos, talheres (podem ser colocados ao lado dos guardanapos), copos em uma extremidade da mesa ou em um apoio se não couberem no buffet. O cardápio deve ser prático com carnes previamente cortadas, frangos desossados e pratos servidos em terrinas e mantidos quentes sobre o réchaud.