Corrida da Casa Militar reúne mais de 3 mil participantes 27/05/2019 - 02:00

A 2ª Corrida da Casa Militar do Governo do Paraná reuniu 3 mil pessoas na manhã gelada deste domingo (26) em Curitiba. A cidade registrou mínima de 7ºC, uma das mais baixas do ano. A prova foi dividida em percursos de 5 quilômetros e 10 quilômetros, além de caminhada de três quilômetros e corrida para crianças.

Quem participou da corrida colaborou com uma campanha de arrecadação de agasalhos e cobertores, que serão destinados a instituições filantrópicas. Parte do valor das inscrições foi destinada a duas instituições beneficientes: a Escola de Recuperação e Integração da Criança Excepcional, em Campo Largo, e o Centro de Assistência Social Divina Misericórdia, de Curitiba.

O Governador Carlos Massa Ratinho Junior participou da corrida, acompanhado da esposa, a primeira-dama Luciana Saito Massa. O Governador destacou que o evento, além de incentivar a saúde e o esporte, estimula a ação social. “Foi uma alegria promover o evento, que é um momento de integrar a família, incentivar uma vida saudável e ajudar a quem precisa”, afirmou.

Ratinho Junior ainda lembrou que eventos esportivos são importantes para atrair mais pessoas para visitar o Paraná. “Eventos assim também promovem o turismo nas cidades onde eles acontecem. Queremos incentivar ações como esta nas cidades paranaenses que têm atrativos turísticos para trazer quem quer praticar esportes e conhecer novos lugares”, disse.

O Major Welby Pereira Sales, Chefe da Casa Militar, celebrou o número de inscritos para o evento. “Superou nossas expectativas. Nós imaginávamos 2,5 mil pessoas, mas acabamos com mais de 3 mil. Para nós é uma felicidade, e vamos trabalhar para dobrar o número de inscritos”, salientou o oficial, que também disputou a prova de 5 km.

Além do Governador e do Chefe da Casa Militar, o Chefe da Casa Civil, Guto Silva, também participou da corrida. Ele reforçou que o evento foi gratificante. “Um momento muito especial, incentivando a prática de exercícios e também promovendo uma campanha de agasalhos, para ajudar a quem precisa nesta época fria”, destacou. O deputado Alexandre Cury também esteve presente e correu pelas ruas do Centro Cívico.

CORRIDA – Na disputa dos 10 quilômetros entre as mulheres militares, a vencedora foi Edineia Roniak dos Santos, da Comissão de Desportos do Exército (CDE). Ela destacou que faz provas de rua há 6 anos, e pratica outras modalidades. “Eu venho da corrida de orientação, e uso as corridas de rua como treino. A prova estava muito boa, com trechos mais difíceis, um bom nível de organização e a questão da solidariedade, foi tudo muito bom”, afirmou.

No masculino, os 10 quilômetros na disputa da categoria Comunidade teve como vencedor Mateus Soares Trindade (34). Ele celebrou o resultado e lembrou da participação na primeira edição. “No ano passado terminei em segundo lugar, e neste tive a felicidade de chegar em primeiro”, disse. Experiente neste tipo de disputa, Trindade obteve índice em 2015 para disputar a maratona nas Olimpíadas do Rio, em 2016, mas acabou não participando da competição. Além disso, é bicampeão maratona Punta Del Este, no Uruguai.

Os campeões ganharam R$ 500. As crianças que participaram da corrida kids receberam medalhas de participação, bem como os participantes das demais categorias.

Completam a relação dos vencedores:

MILITARES

  • 10k masculino: Sérgio Rodrigues da Silva
  • 5k feminino: Leticia da Silva Saltori
  • 5k masculino: Anderson Soares dos Santos

COMUNIDADE

  • 10k feminino: Dionne Dagostin Chillemi
  • 5k feminino: Rosângela Gavinski
  • 5k masculino: Allison Rocha Peres

 

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias