Aniversário da Casa Militar 29/02/2024 - 10:44

Hoje, é um dia especial para todos os profissionais que integram ou já integraram o efetivo da Casa Militar do Governo do Paraná. Nesta data, 29 de fevereiro, comemoramos 96 anos de história, compromisso, responsabilidade, dedicação e lealdade ao Governo do Estado e à sociedade paranaense.


Instituída pela Lei Estadual nº 2.504, de 29 de fevereiro de 1928, a Casa Militar tinha como base a atividade de “Serviço de Ordens”, junto à presidência do Estado. Mas esse serviço data de muito antes, de 1857, quando Alferes Antônio Emílio Vaz Lobo foi designado para atuar na sala de ordens da presidência. Com a Proclamação da República, em 1889, o serviço de Ajudante de Ordens aos Governos dos Estados, que era exercido pelo Exército, passou a ser realizado por Oficiais das Forças Policiais. Atualmente, regulada pelo Decreto nº 2.680, de 10 de setembro de 2019, compete a Casa Militar entre outras atividades, o assessoramento direto e imediato ao Governador do Estado, incluindo a segurança pessoal deste, do Vice-Governador, seus familiares e demais autoridades determinadas, a segurança física das instalações do Palácio Iguaçu e as gestões de expedientes e eventos militares no âmbito do Chefe do Executivo.


À Casa Militar, ombreada as Secretarias de Estado e demais órgãos de Governo, cumpre assegurar a tranquilidade necessária ao Governador do Paraná, na condução do Executivo com vistas a tornar o Estado, uma unidade federativa pujante e de excelência em suas políticas públicas, gestão financeira e orçamentária, desenvolvimento tecnológico e qualidade profissional na prestação de serviços a sociedade.


Parabéns a todos os militares estaduais, bombeiros militares, policiais civis, servidores estaduais e profissionais comissionados e contratados, que contribuem incondicionalmente para o sucesso desta Casa Militar. Considerando o contido nas Escrituras, livro de Salmos, capítulo 118, versículo 24, “Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele. ” Que Deus abençoe a cada profissional desta Casa, trazendo paz, harmonia e prosperidade ao Estado do Paraná.

 

Curitiba, 29 de fevereiro de 2024.

 

Ten.-Cel. QOPM Marcos Antonio Tordoro,

Chefe da Casa Militar.

 

Últimas Notícias